top of page
LifeStyle
  • TREADS
  • Instagram
  • Instagram

4 A 17 DE MARÇO



8 DIA DE APRECIAÇÃO DO EMPREGADO

O Dia de Apreciação do Empregado foi celebrado pela primeira vez em 1995 nos Estados Unidos. Tradicionalmente na primeira sexta-feira de março (este ano dia 8), é uma data não oficial, de livre celebração, que foi ganhando adeptos pelo mundo ao longo dos anos.

Como o nome indica, este dia destina-se à apreciação do trabalho do funcionário por parte da chefia. O esforço, a dedicação e o trabalho dos colaboradores passam muitas vezes despercebidos aos chefes, sendo este dia uma tentativa de reavivar a memória dos patrões de todo o mundo do valor e da importância dos seus trabalhadores.

12 WORLD WIDE WEB (1980)

Tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância da saúde renal, bem como reduzir a frequência e o impacto da doença renal em todo o mundo.

DIA DO PI (MATEMÁTICA)

O Dia do Pi é comemorado em 14 de março porque na notação norte-americana (3/14) — equivalente a 3,14 — é tido também como a aproximação mais conhecida de π.

A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, no museu Exploratorium de São Francisco. O fundador do Dia do Pi foi o físico Larry Shaw.

Em 14 de março de 1988, funcionários e visitantes do Exploratorium marcharam em torno de um dos espaços circulares do museu. Depois, comeram tortas de frutas, porque a pronúncia de Pi se assemelha a Pie (torta, em inglês).

Data icónica que procura recordar os enormes avanços que se têm verificado na proteção dos direitos do consumidor, um pouco por todo o mundo desde 1962.

Nesse ano perante o Congresso norte-americano o falecido presidente John F. Kennedy enunciou os quatro direitos fundamentais dos consumidores (o direito à segurança, à informação, o direito à livre escolha e o direito a ser ouvido), afirmando ainda que “todos somos consumidores”, frase que ficou para a história como a tomada de consciência da humanidade para a problemática associada ao consumo.

16 DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DA INFORMAÇÃO

A data celebra-se no dia do nascimento de James Madison, presidente norte-americano considerado o “pai da Constituição” dos Estados Unidos da América.

A liberdade de informação é um direito de acesso à informação detida por governos e organismos públicos e é uma extensão da liberdade de expressão, como é reconhecido pela Resolução 59 da Assembleia Geral das Nações Unidas, pelo artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pelo Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e pela Convenção Americana sobre os Direitos Humanos.

A liberdade de informação também pode ser entendida como a liberdade de privacidade no contexto da internet e das tecnologias de informação ou como a oposição à propriedade intelectual em geral ou aos direitos de autor.

Neste dia realizam-se iniciativas pelo mundo que divulgam os direitos da população no que concerne a informação, com especial incidência nos Estados Unidos.  


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page