top of page
LifeStyle
  • TREADS
  • Instagram
  • Instagram

Dia Internacional do Vinho do Porto



Hoje, dia 27 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional do Vinho do Porto, uma iniciativa criada em 2012 pelo Center for Wine Origins, uma instituição dos Estados Unidos da qual o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto faz parte.

O Dia do Vinho do Porto também é festejado a 10 de setembro, data em que foi criada aquela que é considerada a primeira região demarcada do Mundo – o Douro Vinhateiro, em 1756 pelo Marquês de Pombal.

O Vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da Região Demarcada do Douro. Apesar de produzida com uvas do Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, esta bebida alcoólica ficou conhecida como “Vinho do Porto” a partir da segunda metade do século XVII por ser exportada para todo o mundo a partir desta cidade.

O que torna o vinho do Porto diferente dos restantes vinhos, além do clima único, é o facto de a fermentação do vinho não ser completa, sendo parada numa fase inicial, através da adição de uma aguardente vínica neutra. Assim o vinho do Porto é um vinho naturalmente doce e mais forte do que os restantes vinhos.

O Vinho do Porto tem uma enorme diversidade de tipos, são eles o Branco, o Ruby o Tawny e o Rosé, que surpreendem pela riqueza e intensidade de aromas incomparáveis.

E como o Vinho do Porto é para saborear sempre, nomeadamente em momentos de comemoração, a Vinicom convida-o a aproveitar as oportunidades em que ele próprio é comemorado, de forma especial.

Participe no passatempo que está a decorrer no instagram @_vinicom_ até dia 31 de Janeiro e habilite-se a ganhar uma garrafa de Blackett Tawny Reserve ou Meandro Finest Reserve, das 12 que a VINICOM tem para sortear.



Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page