top of page
LifeStyle
  • TREADS
  • Instagram
  • Instagram

Parabéns Youtube! 19 Anos!

No dia 14 de fevereiro de 2005, teve lugar uma história de amor, a do YouTube e da Internet. Foi nesse momento que o domínio do serviço de alojamento de vídeos foi ativado, embora só alguns meses mais tarde tenha sido feito o primeiro carregamento de conteúdos para o site.



Teve logo uma ascensão meteórica que o impulsionou para o segundo site mais utilizado pelos utilizadores, apenas atrás do Google. Acumula mais de mil milhões de horas de vídeo por dia, tem atualmente mais de 2 mil milhões de consumidores mensais e gera milhares de milhões de dólares em receitas de publicidade.

Os criadores do YouTube foram Chad Hurley, Jawed Karim e Steve Chen. Os dois primeiros trabalhavam como engenheiros e o último como designer na PayPal, onde se conheceram e se tornaram amigos. Diz-se que tudo surgiu durante uma festa, onde queriam partilhar alguns vídeos e encontraram muitas dificuldades, nascendo assim o primeiro embrião do que viria a ser a plataforma. Mas várias são as histórias...

O primeiro vídeo da história do YouTube foi carregado a 23 de abril de 2005. O video caseiro, "Me at the Zoo" (Eu no Jardim Zoológico), tinha apenas 18 segundos de duração e apresentava um dos criadores, Jawed Karim, numa visita ao Jardim Zoológico de San Diego, na Califórnia, sem qualquer conteúdo para além de explicar como os elefantes eram "fixes". O vídeo, que entrou para a história da Internet, acumulou mais de 150 milhões de visualizações, quase sete milhões de gostos e mais de 11 milhões de comentários.

Desde então, o crescimento tem sido explosivo e o serviço de alojamento de vídeos tornou-se um fenómeno em apenas um ano. Em 2006, estava entre os 20 sítios mais visitados nos Estados Unidos e tinha milhões de visualizações por dia. O boom que a plataforma gerou foi tal que, em outubro do mesmo ano, a Google comprou o YouTube por 1,65 mil milhões de dólares.



Commenti


I commenti sono stati disattivati.
bottom of page