top of page
LifeStyle
  • TREADS
  • Instagram
  • Instagram

Porque é que os meus olhos parecem tão cansados?



"Estás bem? Pareces tão cansado". É um comentário que ninguém quer ouvir; simpatia que pode ser confundida com bisbilhotice, preocupação com crítica.

Como se livrar dos papos e das olheiras, considere primeiro que esses papos podem não ser causados por um sono de má qualidade. De facto, dormir pouco ou mal não é a única razão para isso. Veremos algumas razões que podem ser a causa de ter os olhos inchados, com olheiras.


Tensão ocular digital

Os ecrãs ocupam a maior parte do nosso tempo, por vezes de uma forma que nem sequer reconhecemos. Desde telemóveis e tablets a computadores portáteis e televisores, uma pessoa passa, em média, cerca de 8 a 10 horas a olhar para os ecrãs durante todo o dia. Ou, por outras palavras, um adulto médio passará 34 anos da sua vida a olhar para um ecrã.

Esta exposição constante aos ecrãs exerce pressão sobre os nossos olhos, o que, por sua vez, provoca a dilatação dos vasos sanguíneos que rodeiam os olhos. Este aumento do fluxo sanguíneo intensifica as olheiras e o aspeto cansado dos olhos. Consulte o seu médico se sentir alguma diferença na sua visão, uma vez que essa pode ser também a razão do cansaço visual.

Dica: Utilize a regra 20/20/20 para dar um descanso aos seus olhos. Desvie os olhos do ecrã de 20 em 20 minutos e olhe fixamente para algo a 6 metros de distância durante 20 segundos.


Comida salgada

Acordar com bolsas pesadas debaixo dos olhos? Isso pode dever-se a demasiado sódio. O consumo de grandes quantidades de sódio pode fazer com que o seu corpo retenha água, o que pode contribuir para o inchaço das bolsas debaixo dos olhos.

Os profissionais de saúde ocular recomendam que se evite o consumo de alimentos ricos em sal - o sódio pode provocar o inchaço do tecido ocular - e que se procure fazer uma dieta equilibrada, definida em grande parte por legumes frescos, fruta, leguminosas e feijão. Os alimentos com um elevado teor de água são ideais, como o pepino, a melancia e o aipo.

Dica ideal: Resista ao impulso de comer refeições prontas e fast food e adicione alimentos ricos em potássio para restaurar o equilíbrio de sódio e potássio do seu corpo.


Desidratação

De facto, a dieta tem um papel importante na aparência dos seus olhos, e isto não se refere apenas à sua ingestão de alimentos; os nutricionistas e os prestadores de cuidados de saúde aconselham toda a gente a beber pelo menos 8 copos por dia. Uma hidratação adequada não só o mantém saudável como também mantém os seus níveis de energia. Quando se bebe menos água, o corpo começa a mostrar sinais de desidratação.

Uma menor ingestão de água reduz o volume de sangue que, por sua vez, reduz a eficiência do coração, levando à exaustão. Um dos sinais mais notórios de exaustão do corpo são os olhos cansados.

Dica: Mantenha a sua ingestão de água sob controlo, colocando lembretes no seu telemóvel ou descarregando uma aplicação especificamente concebida para que beba quantidades suficientes todos os dias.


O álcool

O álcool, como muitas pessoas numa manhã de sábado poderão atestar, desidrata os seus consumidores. Mas como é que desidrata exatamente a pele? Como explica a GQ, "o corpo metaboliza o álcool a partir de uma enzima no fígado, que liberta um subproduto chamado acetaldeído. Este subproduto é tóxico para os tecidos do corpo. Por sua vez, os tecidos do corpo e a pele ficam desidratados".

Entre os muitos efeitos nocivos do álcool no corpo, este facto provoca o envelhecimento prematuro da pele.

Dica: Mantenha o seu consumo abaixo das tão faladas 14 unidades e, quando estiver a beber, beba um copo de água por cada bebida alcoólica. Além que ajuda a não ter ressaca.


Alergias

Se é alérgico ao pólen e aos pêlos de animais, esta pode ser a causa do aspeto cansado dos seus olhos. Nas pessoas alérgicas, o corpo liberta um químico chamado "Histamina" em resposta ao alergénio. A histamina dilata os vasos sanguíneos que, por sua vez, aumentam o fluxo sanguíneo e as olheiras. Além disso, a histamina também provoca comichão nos olhos, juntamente com a acumulação de fluidos, inchaço e inflamação.

Dica: Utilize um anti-histamínico de venda livre e o inchaço desaparecerá por si.


O processo de envelhecimento

À medida que envelhecemos, a pele começa a perder colagénio, o que faz com que os vasos sanguíneos se tornem visíveis, originando olheiras e flacidez da pele. Este é um processo natural e uma razão para os olhos com um aspeto cansado.

Dica: Comece um regime de cuidados da pele antes de chegar aos 30 anos. Se a sua rotina de cuidados com a pele não fizer qualquer diferença nas suas olheiras, pode considerar tratamentos cosméticos.


Alterações hormonais

As flutuações nos seus níveis hormonais podem ter um impacto significativo no seu corpo, incluindo a pele à volta dos olhos. Para as mulheres, as alterações hormonais durante o ciclo menstrual, a gravidez ou a menopausa podem levar à retenção de água, resultando em papos e olheiras.

Dica: Manter um estilo de vida equilibrado com exercício físico regular e uma dieta rica em antioxidantes para ajudar a atenuar os efeitos das alterações hormonais. O ioga suave e a meditação também podem ajudar a gerir o stress, que pode agravar os desequilíbrios hormonais.


Factores ambientais

A exposição a certos ambientes, como a poluição, o fumo e as condições climatéricas adversas, podem provocar stress oxidativo e inflamação à volta dos olhos. Estes factores podem danificar a pele delicada, levando a uma aparência cansada.

Dica: Proteja a sua pele utilizando um hidratante diário com FPS e antioxidantes para combater os danos causados pelos radicais livres. Os óculos de sol podem proteger os seus olhos dos raios UV nocivos e evitar que os olhos fiquem semicerrados, o que pode contribuir para as rídulas. Além disso, a utilização de um creme suave e hidratante para os olhos pode ajudar a fortalecer a barreira da pele contra os agressores ambientais.


Pode haver muitas razões para os olhos ficarem com um aspeto cansado, mas não há uma única razão que não possa ser resolvida. Siga as dicas e fique com os olhos bem despertos num instante! Previna o inchaço mudando os seus hábitos... boa sorte.

Comments


bottom of page